BEIRA BAIXA

IDANHA-A-NOVA

Território místico, repleto de lendas e segredos, presença de Templários e
judiarias, a Beira Baixa revela aldeias históricas e castelos encantados.

Área: 1 416,34 km²

População: 8 340 hab.

Densidade populacional: 5,9 hab./km²

Freguesias: 13

Antiga província ou sub-região, a Beira Baixa ostenta uma paisagem vasta, com
planícies e vales, aldeias históricas, solos férteis e fortes recursos hídricos. É composta por seis concelhos, tendo como Castelo Branco o principal – capital de distrito –, e convive a norte com a Serra da Gardunha, a este com Espanha e a sul com o Alto Alentejo. O Geoparque Naturtejo da Meseta Meridional, património da UNESCO, abrange grande parte dos municípios, nomeadamente aqueles que farão parte da nossa viagem no último fim de semana de maio: Idanha-a-Velha e Monsanto, duas aldeias do município de Idanha-a-Nova. 
Os geomonumentos e as paisagens intocadas não são os únicos trunfos destas bandas, onde a presença dos Cavaleiros Templários no século XIII trazem magia a cada passado medieval, castelo e burgo amuralhado. Esta área é uma amálgama de história, composta por romanos, celtas e visigodos, mas também pela forte presença da comunidade judaica, que deixou marcas, das judiarias aos costumes, passando pela gastronomia.

PROGRAMAÇÃO 27 DE MAIO

local:

Catedral de Idanha-a-Velha

27/05 – JANTAR – 19h30

MENU DE 6 PRATOS 135€

(INCLUI BEBIDAS)


Idanha-a-Velha

Fundada por Augusto no século I a.C., esta aldeia histórica de Portugal, outrora denominada Egitânia, preserva até hoje património da sua origem romana, assim como de outros povos que por aqui passaram, dos visigodos aos muçulmanos, até a sua reconquista por cristãos no século XII. É na Catedral de Idanha-a-Velha, também conhecida como Igreja de Santa Maria, que será servido o primeiro jantar desta edição,   um   menu   de   seis   pratos   que   homenageia   a   Beira   Baixa.   Não   havendo
consenso sobre o seu percurso cronológico, historiadores defendem a presença dos visigodos,   a   conversão   em   mesquita,   e   só   mais   tarde   em   igreja,   doada   aos Templários, por D. Afonso Henriques.

PROGRAMAÇÃO 28 DE MAIO

local:

Forno Comunitário da Aldeia de Monsanto

28/05 – ALMOÇO VOLANTE – 13h00

95€

(INCLUI BEBIDAS)

Com António Galapito, André Lança Cordeiro e The Millstone Sourdough

Monsanto

Fundada por Augusto no século I a.C., esta aldeia histórica de Portugal, outrora denominada Egitânia, preserva até hoje património da sua origem romana, assim como de outros povos que por aqui passaram, dos visigodos aos muçulmanos, até a sua reconquista por cristãos no século XII. É na Catedral de Idanha-a-Velha, também conhecida como Igreja de Santa Maria, que será servido o primeiro jantar desta edição,   um   menu   de   seis   pratos   que   homenageia   a   Beira   Baixa.   Não   havendo consenso sobre o seu percurso cronológico, historiadores defendem a presença dos visigodos,   a   conversão   em   mesquita,   e   só   mais   tarde   em   igreja,   doada   aos Templários, por D. Afonso Henriques.

CHEFS CONVIDADOS:

António Galapito

Natural de Negrais, terra de leitão – pelo qual o pai é famoso – Galapito estudou na antiga Escola de Hotelaria e Turismo de Santarém. Parte integrante da legião de cozinheiros   portugueses   que   trabalhou   com   Nuno   Mendes   em   Londres,   Galapito passou pel’ O Viajante, Corner Room, e a Taberna do Mercado, tudo projetos que marcaram a capital do Reino Unido. Pelo meio ainda fez parte da equipa que abriu o restaurante Lyle’s. Em 2017, voltou a Portugal, e abriu em Lisboa um dos restaurantes mais paradigmáticos da nova geração de cozinheiros, o Prado, que não só continua a ser um destino gastronómico obrigatório da cidade, como já marcou o currículo de muitos outros projetos que se seguiram.

ANDré lança cordeiro

Conhecido pela sua relação amorosa com manteiga, André Lança Cordeiro, chef do Essencial, onde pratica uma cozinha de clara influência francesa clássica, começou no mundo da gastronomia mais tarde do que os seus pares. Trocou a vida de secretária pela roda da 2780 Taberna aos 27 anos. Criado na linha, em Oeiras, junto ao mar, foi, no entanto, uma temporada em França que marcou o seu percurso. Estudou cozinha no Centro de Formação Profissional de Alain Ducasse, tendo trabalhado numa miríade de   instituições   francesas   como   Relais   Louis   XIII,   Lapérouse   ou   Au   Comte   de Gascogne. Foi sub-chef do restaurante Copenhague, ainda em Paris, e em 2015 assumiu funções como chefe executivo da Clinique na Prairie, na Suíça. Depois de uma passagem de quase dois anos no Hotel Palácio do Governador, em Belém, lançou o projeto Local, com apenas 10 lugares, na Rua de O Século. Em 2018, abriu o Essencial, na Rua da Rosa.

David Jesus e Sandra Freitas
The Millstone Sourdough

Foi durante aquela que viria a ser conhecida como “pãodemia”, que o casal David Jesus e Sandra Freitas, na altura cozinheiros no restaurante Belcanto, decidiram começar a fazer pão em casa, para matar o tempo. Com o Belcanto fechado, esta foi uma forma de continuarem, literalmente, com as mãos na massa, aperfeiçoando um produto artesanal, feito com massa mãe e farinhas nacionais moídas em mó de pedra. Os   primeiros   clientes   foram   amigos   e   família,   e   rapidamente   as   encomendas começaram   a   crescer,   estendendo-se   a   mercearias   e   restaurantes,   quando   os negócios começaram a reabrir. A The Millstone Sourdough ganhou tamanho alcance, que os dois foram saltitando de garagem em garagem à medida que as necessidades
de produção cresciam. Sandra foi a primeira a deixar o Belcanto para se dedicar ao projeto pessoal e David seguiu-lhe os passos, no final de 2022, após mais de 15 anos como braço-direito de José Avillez. Atualmente têm duas lojas na zona do Parque das Nações, clientes da margem sul à linha, e uma lista de vários produtos.

Faça a sua reserva

Datas: 27 e 28 de Maio

parceiros locais: