TRÁS-OS-MONTES

BOTICAS

A viagem começa nas paisagens montanhosas
e verdejantes do Nordeste.

Área: 321,96 km

População: 5.570 hab

Densidade populacional: 17,9  hab./km²

freguesias: 10

Trás-os-Montes, província montanhosa situada no nordeste de Portugal. É conhecida pelas suas paisagens verdejantes e pelo seu clima temperado, com verões quentes e invernos frios. As tradições da região são fortemente influenciadas pela sua história rural e a gastronomia local é sustentada pela agricultura e pela pecuária. Dentro dos produtos agrícolas destacam-se o milho, a batata, o mel ou o azeite e na pecuária a carne de raça Barrosã ou o Porco Bisaro. A região é também conhecida pela arte e cultura locais, com muitos artesãos e artistas a trabalhar em cerâmica, tecidos ou outros materiais tradicionais. 
O concelho de Boticas pertence ao distrito de Vila Real e faz parte da região do Barroso. Uma área única, caracterizada por uma topografia irregular, com altas montanhas e vastos planaltos, com características singulares nos aspectos humano, económico e cultural. Esta região foi recentemente distinguida como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO)e passou a ser a primeira região do país e uma das primeiras a nível europeu a conseguir alcançar tal feito.

local:

Está localizada na vila de Vilarinho Seco, em Boticas e possui uma sala de jantar escondida num maravilhoso pátio típico de uma casa com mais de 300 anos. 
O Sr. Pedro e a Dona Ana, agricultores e produtores de hortaliças, porco bísaro e carne Barrosã, construíram este restaurante na década de 90 e nunca esconderam o enorme orgulho nos seus produtos, em especial nos presuntos curados e nas alheiras ali produzidas. Hoje, os responsáveis pela cozinha são os seus filhos Alda e Pedro, que continuam o legado familiar passado pelos seus pais, sempre com base na confeção artesanal e na utilização de produtos locais de grande qualidade. Prova disso é o seu famoso cozido barrosão, um dos cartões de visita desta jóia do Alto Tâmega.

20 E 21 JANEIRO - JANTAR

Menu 80€/pessoa (inclui pairing)

22 JANEIRO - ALMOÇO
(JOÃO RODRIGUES E VÍTOR ADÃO)

Menu 45€/pessoa (inclui pairing)

Nota: os menus são confeccionados com produtos locais e, por isso, revelados mais perto do evento.

VÍTOR ADÃO

Natural da pequena aldeia de Carvela, perto de Chaves, é um conhecedor e um apaixonado pela cultura gastronómica e tradições desta região. O embaixador perfeito para esta primeira etapa da nossa viagem.

O seu trajeto dispensa grandes apresentações. Durante vários anos trabalhou com chefs como Rui Paula ou Ljubomir Stanisic e em 2019 abriu o seu primeiro restaurante, o Plano, onde dá palco a pequenos produtores, muitos deles da sua região. A sua inspiração parte de tudo o que é natural, acredita na perfeição das pequenas coisas, dos pequenos produtores, dos legumes tortos e dos ingredientes quase esquecidos.

casa
do Pedro

PROGRAMAÇÃO:

PARCEIROS LOCAIS: