Residência é uma experiência itinerante, que explora a cultura gastronómica de cada região do país, dando especial destaque aos produtos e produtores locais.

Ao longo de 12 meses,  João Rodrigues percorre Portugal, de ponto em ponto, explorando e dando a conhecer a riqueza de cada província ou região. Nesta jornada, a Residência explora a cultura gastronómica de cada local, o conhecimento popular e as vivências de cada território.
De norte a sul, todos os meses um local diferente será ocupado, fazendo dele a residência para a sua cozinha. Os produtos típicos e da estação, assim como a relação estreita com os pequenos produtores locais, serão a base para desta experiência. 
Nestas Residências homenageia-se a diversidade natural e cultural do nosso país, recorrendo a práticas artesanais e tradições artesanais, algumas em risco de desaparecer.

João rodrigues

João Rodrigues ambicionava ser biólogo marinho e tem, desde sempre, uma grande proximidade com a natureza e em especial com o mar. 
Formou-se em cozinha e pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa com 21 anos. Ao longo do seu percurso passou por vários espaços, nomeadamente: a Bica do Sapato e Pragma, Hotel Ritz Four Seasons e no Hotel Altis Belém, onde esteve 13 anos, no Feitoria, com uma estrela Michelin; além de inúmeros menus preparados em alguns dos melhores restaurantes do mundo.
 
Nos últimos sete anos, João dedicou o seu trabalho ao aprofundamento da investigação sobre produtores portugueses e à identidade da gastronomia nacional. Assim, fundou o Projecto Matéria, vencedor do prémio Game Change Award La Liste 2021. Um projeto sem fins lucrativos, que promove os produtores nacionais com boas práticas agrícolas e produção animal, reunidos numa plataforma online disponível para todos.

sommelier
daniel rocha e silva

Depois de vários anos a viver fora de Portugal, voltou para se dedicar à área que sempre o apaixonou - a restauração e o serviço. Passou pelo Prado e foi o responsável de vinhos e sala do Essencial em Lisboa. 
Fez parte da equipa da Vin Identitaire / Terroir, uma pequena importadora e distribuidora de vinhos, onde procurou aquilo que sempre o movimentou nesta área - descobrir novos produtores, nacionais e internacionais, que façam vinhos vivos e com carácter. 
Ainda este ano, regressou ao Essencial, onde é acarinhado pelos clientes desde o início, e concomitantemente, acompanha o projeto Residência durante o ano, a cada uma das paragens, escolhendo vinhos que representam as regiões e desenvolvendo os pairings de cada menu.