madeira

funchal

Área: 76,15 km²2

População: 105 795

Densidade Populacional: 138,3 hab./km²2

Freguesias: 10

Há todo um imenso mar a perder de vista e, simultaneamente, a protagonizar a envolvente da Madeira, nome de arquipélago, de ilha, de região autónoma pertencente a Portugal. É uma das “Ilhas Afortunadas” do Atlântico Norte que representa uma quarta-parte da Macaronésia, termo implementado no século XIX, pelo geólogo e botânico britânico, Philip Baker Webb, para designar o quarteto formado também pelos arquipélagos dos Açores, das Canárias e de Cabo Verde. 

Conhecida por “Pérola do Atlântico”, a Ilha da Madeira tem na sua Laurissilva, a floresta húmida subtropical indígena, a insígnia de Património Mundial Natural da Humanidade atribuída em 1999, pela UNESCO. Esta mancha verde encantada, ocupa uma área de cerca de 15 mil hectares no coração da ilha até ao lado Norte da mesma e mantém as suas espécies endémicas, graças ao clima ameno do arquipélago. 

As mesmas condições climatéricas associadas aos solos de origem vulcânica, composição que justifica a predominância do basalto e a sua orografia montanhosa, propiciam o cultivo de produtos provenientes de outras paragens, trazidos ao longo da época dos Descobrimentos.

O exotismo está intrinsecamente ligado à diversidade de fruta existente na ilha, desde a banana da Madeira, à Anona da Madeira DOP. A papaia, o tabaibo ou figo-da-Índia, o mango, a goiaba, a pitanga, o maracujá e o maracujá banana complementam a variedade de frutas da vasta lista complementada pelo pêro ou maçã, pela nêspera, a ameixa, a tangerina, a cereja, o limão ou a physalis. 

Some-se a cana-de-açúcar, matéria-prima utilizada na produção de mel de cana e aguardente de cana, o inhame da Madeira; o cuscuz, tradição de Lameiros, no concelho de São Vicente; e a batata-doce. Destaque-se o peixe de mar – o sargo, a castanheta, o bodião, o peixe-espada, as lapas e as cracas, estas em Porto Santo.

Termine-se com o Bolo de Mel da Madeira, as Queijadas da Madeira, feitas a partir de requeijão de cabra e acompanhe com Vinho da Madeira, um generoso a degustar com merecido vagar, enquanto se aprecia o verde da paisagem desta verdadeira pérola do Atlântico.

*Texto adaptado de projectomateria.com

programação de 01 de dezembro

local:

Aberto oficialmente desde janeiro de 2023, o restaurante Desarma é a mais recente aposta do grupo hoteleiro madeirense The Views. Liderado por Octávio Freitas, chef executivo do grupo, este espaço marca uma viragem na oferta gastronómica da marca. 

O The Views Baía foi renovado durante o período da pandemia sob a alçada da arquiteta Nini Andrade da Silva, e no último piso do hotel, no rooftop, surgiu este novo restaurante e um lounge dedicado para eventos. O restaurante tem ainda um Kids Club com babysitter disponível, um serviço inédito na ilha. O Desarma é assumidamente um restaurante de cozinha de autor, com grande inspiração nos ingredientes locais e na etnografia madeirense, com apenas dois menus degustação e pairing de vinhos. A localização privilegiada no topo do hotel, e o elevador panorâmico até lá chegar, garantem uma das melhores vistas sobre o Funchal. 

01/12 - Jantar com joão rodrigues e octávio freitas - 20:00h

Menu de OITO pratos
2o0€
(inclui pairing)

restaurante desarma

programação de 02 de dezembro

local:

restaurante desarma

02/12 - JANTAR COM JOÃO RODRIGUES E OCTÁVIO FREITAS - 20:00H

MENU DE OITO PRATOS
200€
(inclui PAIRING)

CHEF CONVIDADO: OCTÁVIO FREITAS

Nasceu em Câmara de Lobos e aos 11 anos, graças a uma ligação familiar forte à gastronomia e aos alimentos, descobriu que queria ser cozinheiro. Com 15 anos formou-se na Escola Profissional de Hotelaria e Turismo da Madeira, mas foi por toda a ilha, por entre tradições, aventuras gastronómicas e sabedorias regionais, que mais aprendeu.

Octávio Freitas mantém uma incessante procura pela formação, pelas novas técnicas e pela ampliação e partilha de conhecimentos. É apaixonado por tudo o que vem da terra e tem uma visão epicuriana dos produtos tradicionais na cozinha de qualidade. Cultiva hortas biológicas e dedica-se a pesquisar e estudar ingredientes típicos da ilha. É o autor do livro “Receitas com Mel”, um importante arquivo de conhecimento acerca do mel de cana-de-açúcar madeirense; apresentou o “Sabores da Madeira”, na RTP Madeira.; colabora semanalmente na Antena 1, no programa “Da Terra à Mesa”. É chef executivo dos The Views Hotels e do Restaurante Desarma, o novo forte gastronómico do Funchal situado no topo do The Views Baía.

Fundou ainda a Octávio Freitas Winery e lançou o seu primeiro vinho – Galatrixa – a partir de vinhas plantadas na sua propriedade, Socalco Nature Hotel, projeto pessoal que abriu em 2020, Calheta, com 20 unidades de alojamento construídas em socalcos, e onde lidera também o restaurante Razão, um farm to table com horta própria.

faça a sua reserva

Datas: 01 e 02 de DEZEMBRO

PARCEIROS LOCAIS: