PORTO E DOURO

TABUAÇO

A viagem CONTINUA nas ENCOSTAS ÍNGREMES
e SoCALCOS do RIO DOURO.

Área: 4.032 km2

População: 183.886 hab

Densidade populacional: 46  hab./km²

freguesias: 217

O Douro e o Douro Litoral, com relação umbilical secular, potenciada pelo rio e pelo comércio do Vinho do Porto, serão a base da terceira Residência.

O Alto Douro Vinhateiro, uma paisagem que se gaba de ser selvagem e agreste, mas também profundamente trabalhada pelo homem, nos socalcos que emolduram o Rio Douro, é reconhecida pela UNESCO, desde 2001, como Património Mundial. Dezenas de castas autóctones decoram as suas encostas íngremes, naquelas que é a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo, desde 1756.

A sul do Douro e a este da Régua fica a vila de Tabuaço, pertencente ao distrito de Viseu. Uma vila de agricultores e lavradores, onde o fumeiro, o vinho e o azeite são parte da herança cultural. Será este o epicentro da terceira edição.

Porém, o Porto, a cidade Invicta, outrora nomeada Cale e na qual os romanos construíram o Portus Cale que haveria de dar nome ao país, também estará representado, através dos laços históricos com o rio. Cidade de bairristas e de uma hospitalidade inconfundível, de mesas fartas, francesinhas, sandes, e bolinhos de bacalhau, servirá de inspiração para um menu da fronteira com Espanha até à Foz.

local:

QUINTA
do SEIXO

Numa localização privilegiada na margem sul do rio Douro, no Cima-Corgo, entre cidade da Régua e a vila do Pinhão, a Quinta do Seixo, com os seus 100 hectares, surge como uma das mais imponentes e tradicionais produtoras de vinho da região do Douro Vinhateiro.

A Quinta do Seixo tornou-se o cartão de visita da Sandeman no Douro, com a imagem do Sandeman Don, a misteriosa figura com a capa de estudante português e o sombrero de Jerez, criado pelo escocês George Massiot Brown em 1928, a ser o centro das atenções.

Com uma longa história ligada à produção de vinhos, desde o século XVIII que a casa e a capela originais da Quinta do Seixo ocupam uma posição altaneira e com vista privilegiada para o rio Douro e para a pitoresca vila do Pinhão. Já em meados do Século XIX, o artista William Pratter desenhou esta quinta com detalhe e é esta sua gravura que acolhe os visitantes à chegada.

A par desta casa tipicamente duriense, e acompanhando o evoluir dos tempos, surgiu uma inovadora adega, construída em patamares, acompanhando o declive da encosta e perfeitamente integrada na paisagem duriense, com recurso a materiais da região, como o Xisto.
No último ano do seu curso de Gestão, Vasco Coelho Santos percebeu que a sua atração pela culinária era maior que o seu amor pelos números. A sua paixão pela cozinha era inegável e parou tudo para seguir o seu sonho. Em 2008, mudou-se do Porto para Lisboa e ingressou no Atelier de Cozinha Michel. Simultaneamente, passou pelo Olivier Avenida com o Chef Olivier e realizou um estágio no Tavares Rico com José Avillez.

No início de 2010, Vasco foi para Espanha e trabalhou em alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e el Bulli. Aprendeu com Chefs como Andoni Aduriz, Arzak e Ferran Adrià e esta experiência teve uma grande influência na sua carreira. Depois de três anos, regressou ao Porto e integrou a equipa do restaurante Pedro Lemos. Em meados de 2013, embarcou numa viagem de exploração e conhecimento, passando pelo Viajante (Londres) e no 2am: Dessert Bar (Singapura).

De regresso ao Porto, o Chef começou a desenvolver os seus próprios projetos. O seu passo seguinte foi a abertura do Euskalduna Studio, no coração da cidade do Porto, no final de 2016. Em junho de 2018, o chef iniciou um novo projeto: o Semea by Euskalduna, mais tarde, a Peixaria by Euskalduna e, em 2022, a padaria Ogi.

Ainda em 2022, a convite da Sogrape, o chef abre o Seixo by Vasco Coelho Santos, em Tabuaço, na conhecida Quinta do Seixo. No mesmo ano, vence o prémio de Chef de l’Avenir pela Academia Internacional de Gastronomia, o Euskalduna Studio é integrado na plataforma do 50 Best Discovery, e em novembro o restaurante é galardoado com a sua primeira Estrela Michelin.

PROGRAMAÇÃO:

25 MARÇO
ALMOÇO POR JOÃO RODRIGUES

Menu de 6 pratos 110€ (inclui BEBIDAS)

26 MARÇO
chef convidado
vasco coelho dos santos

tripas à moda do porto 80€ (inclui BEBIDAS)

PARCEIROs LOCAIS:

faça a sua reserva

Datas: 25 e 26 de MARÇO